domingo, 29 de agosto de 2010

Ata Nº 009/2010 de 25/08/10




Aos vinte e cinco dias de agosto de dois mil e dez, tendo por local a sala de reuniões do Centro Administrativo, com início as dezessete horas e trinta minutos, aconteceu uma reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA. Na ocasião foi feita a leitura do Edital número 003/2010-COMDICA, que dá abertura para as inscrições a candidatos à Conselheiros Tutelares. O presente Edital estabelece o calendário do processo eleitoral para a gestão dois mil e onze a dois mil e treze e dá outras providências. A Senhora Raquel Agostini, presidente do COMDICA falou aos participantes que qualquer dúvida ou sugestões poderiam ser feitas no decorrer da leitura do mesmo. Foi acrescido da prova de conhecimentos específicos as modificações que fazem parte da lei nº 8.069 do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, item que aparece no edital. A senhora Raquel comentou da dificuldade que surgiu junto à Câmara de Vereadores para a aprovação do Projeto de Lei nº 75, que dispõe sobre a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, enviado pelo executivo deste município. Esclareceu que as alterações que aparecem no Projeto são orientados pelo CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, alterações essas que visam um trabalho melhorado junto ao Conselho Tutelar e a comunidade como um todo. Nada mais havendo a constar encerro a presente ata que será assinada pelos presentes.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Crianças e adolescentes do Programa Semeando o Futuro homenageiam os pais

      Aconteceu no último sábado, dia 14 de agosto, uma tarde de apresentações artísticas em homenagem aos pais no Bairro Parque Fenachamp.
      As atividades fizeram parte do Programa Semeando o Futuro, coordenado pela Secretaria, que atende 60 crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola e que residem no Bairro Loteamento Parque da Fenachamp.
      Durante toda a tarde de sábado, crianças e adolescentes do Bairro Fenachamp realizaram homenagens aos pais no galpão da comunidade. A programação contou com a apresentação da oficina de dança, canto, poemas, entre outros.
      Um dos destaques foi a apresentação da Banda de Lata do bairro, que integra o Programa Semeando o Futuro.

terça-feira, 10 de agosto de 2010


"NÃO HA ESCURIDÃO MAIOR E MAIS ASSUSTADORA PARA UMA CRIANÇA E PARA A HUMANIDADE DO QUE A FALTA DE RESPEITO PELOS SEUS DIREITOS". (by Marta Serrat)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TABELA DE PROJETOS APROVADOS PARA O ANO DE 2010

Clique na imagem para ampliá-la.

ESCOLA VALENTIN TRAMONTINA - Feira do Livro 2010

     A Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentin Tramontina realiza de 18 a 19 de agosto sua 6ª Feira do Livro. As reescritas e criações das histórias feitas pelos alunos que serão apresentadas na Feira foram coordenadas pela professora e também Vice-Diretora da Escola Simone Piacentini nas aulas da Oficina de Leitura ministradas na Escola.
     Foram escritos para a Feira três livros: o “Manual de Proteção ao Meio Ambiente”, criado pela aluna Aline Tainá da Silva e ilustrado por Giovani Rocha das Dores; a reescrita do livro “Joãozinho e Maria” por Queila Priscila da Silva e ilustrado por Talia Celita Gonçalves Erthal; a reescrita de os Bolsos do Mundo” pela aluna Caroline Santos Dias, ilustrado por Cailaine Ebertz.
     A escritora homenageada nesta edição será a professora Fabiana Tasca Perin, autora do livro infantil “Os Bolsos do Mundo”, natural de Bento Gonçalves – Monte belo do Sul.
     Na oportunidade a Escola receberá a visita das Escolas do Município de Garibaldi e também dos Municípios vizinhos. O objetivo principal é acolhê-los com carinho e demonstrar o trabalho das crianças e professores buscando despertar nos visitantes o incentivo pela criação literária através da leitura, escrita e trabalho em equipe.
     Durante a feira haverá apresentações artísticas, espaço para leitura, venda das produções literárias e artesanato.
     Na abertura e encerramento da Feira do Livro haverá apresentações do Projeto da Escola “Partitura Colorida” coordenadas pelos músicos Camila Farina, Diogo Farina e Maicol Villa e financiado pelo COMDICA .
     A Equipe Diretiva e Comunidade Escolar lhes convidam à participar do nosso evento e fazer parte da nossa história.


domingo, 1 de agosto de 2010

ATA Nº 008 DE 28/07/10

Aos vinte e oito dias do mês de julho de dois mil e dez, tendo por local a sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal, com início às dezessete horas e trinta minutos, aconteceu uma reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA. Na oportunidade foi feita a prestação de contas do total geral do custeio de atendimento à criança e adolescente no município de Garibaldi , dos recursos municipais o total é de quatrocentos e um mil, trezentos e setenta reais e vinte e sete centavos. Em seguida foi apresentado aos presentes a previsão do que será gasto com os projetos desenvolvidos nas diferentes entidades. Os participantes receberam um cronograma para acompanhar os gastos mês a mês com os projetos. Quanto aos recursos municipais investidos no ano de dois mil e nove, ao atendimento à criança e adolescente, Mônica Carissimi fez de forma detalhada a apresentação dos serviços prestados com seus respectivos valores. Após a explanação, os presentes puderam discutir quanto aos valeres apresentados e a Senhora Raquel Agostini questionou quanto ao valor gasto na parte curativa e não em programas de prevenção. A seguir os participantes puderam visualizar, através do telão, o abrigo da Legião da Boa Vontade em Glorinha – Rio Grande do Sul, onde adolescentes do nosso município também recebem atendimento. Além desse abrigo visualizou-se o abrigo APROMIN, na região de Taquara e da Casa da Criança de Parobé em Parobé. Nada mais havendo a constar encerro a presente ata que será assinada pelos presentes.