sábado, 30 de junho de 2012

Ata nº 007/2012-COMDICA



Aos vinte e sete dias do mês de junho do ano de dois mil e doze, com início às dezessete horas e trinta minutos, tendo por local a Sala de Reuniões do Centro Administrativo Municipal, aconteceu uma reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA. A presidente Ivete Adami Zaro iniciou os trabalhos  sugerindo o tema “Família Gerando Cidadãos” para a palestra com  o Dr. Sérgio de Paula Ramos , tendo como aspectos a serem enfatizados no evento a função cuidadora da família, a importância da Função paterna e a tirania dos filhos , o qual foi aprovado pelos conselheiros presentes. Foi solicitado aos conselheiros uma mobilização para a divulgação desse evento, visando mobilizar e sensibilizar a comunidade para a participação na palestra. Foi sugerida a participação do Conselho  na elaboração de políticas públicas voltadas para crianças e jovens. Foi proposta a elaboração de um roteiro de visitas às entidades que atendem jovens com o objetivo de conhecer o trabalho  e sugerir melhorias. Nada mais havendo a constar lavro a presente ata que será assinada por mim e demais presentes.

sábado, 16 de junho de 2012

Projeto Partitura Colorida - E.M.E.F. Valentin Tramontina


Oficina de canto/coral

O Projeto Partitura Colorida é pautado no compromisso e dedicação dos profissionais envolvidos, na busca de despertar os talentos adormecidos no íntimo das crianças. Ouvimos com emoção, canções que transmitem alegria e esperança vindas de seu dedilhar e sua voz transformando o dia-a-dia de todos na Escola Municipal Valentin Tramontina.

Oficina de violão


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Campanha alerta pais sobre importância da classificação indicativa


O Ministério da Justiça lançou, no dia 19 de março, a campanha Não se Engane, para alertar os pais sobre a influência que as obras audiovisuais podem ter na formação de crianças e informá-los sobre a classificação indicativa como uma forma de selecionar os programas aos quais os filhos assistem.

Como parte da campanha, dois filmes de animação em toy art serão veiculados por emissoras de TV públicas, privadas e em salas de cinema, além da circulação na internet. Os filmes tratam sobre os temas drogas e violência e mostram como as crianças tendem a repetir o que veem na televisão. 

De acordo com o Painel Nacional de Televisores do Ibope 2007, as crianças brasileiras entre quatro e 11 anos de idade passam, em média quatro horas e 50 minutos por dia em frente à TV. Estudos mostram que as crianças estão propensas a imitar o que assistem em filmes, desenhos, novelas e não distinguem ficção e realidade. Daí a importância de se oferecer ferramentas para que a família faça a escolha sobre o que assistir ou não.

Os critérios da classificação são estabelecidos a partir de pesquisas e de um amplo debate e tem como base a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Entenda a Classificação


O projeto em parceria com a Unesco vai permitir o desenvolvimento de estratégias inovadoras de educação para mídia; estimular os processos de mobilização e disseminação de informações que esclareçam à sociedade sobre a classificação indicativa; gerar informações qualificadas para subsidiar as ações do Ministério da Justiça e empoderar as redes de diferentes partes interessadas que possam aperfeiçoar as políticas em curso, inclusive por meio do estímulo às práticas autorregulatórias.


Fonte: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ09C66D3DITEMID4DFF7F014E1445A4BF6E638FD95374A4PTBRNN.htm







sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ata nº 006/2012

Aos trinta dias do mês de maio de dois mil e doze com início às dezessete horas e trinta minutos, tendo por local a Sala de Reuniões do Centro Administrativo Municipal aconteceu uma reunião Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDICA. Dando início aos trabalhos a presidente Ivete Zaro saudou a todos os presentes reiterando a importância da família na formação dos jovens. A palestra com o psiquiatra Dr. Sérgio de Paula Ramos, fica transferida para o segundo semestre do presente ano em data e local a ser confirmado. Foram relatadas algumas entidades que trabalham com projetos que envolvem crianças e adolescentes no município de Garibaldi, visando a atualização dos dados no Conselho. Foi comentado o trabalho iniciado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o objetivo de criar uma cultura de paz visando a construção de uma sociedade mais unida, dando ênfase à construção de valores e atitudes baseados no respeito à vida. Nada mais havendo a constar lavro a presente ata que será assinada por mim e demais presentes.