Cada um faz a sua parte.
Se você, cidadão brasileiro, conhece alguma criança ou adolescente em situação de trabalho precoce, procure o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal de Assistência Social ou de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Ministério Público do Trabalho, as Superintendências Regionais do Trabalho (SRTs) ou a Prefeitura, e denuncie essa violação de direitos.
Além disso, você poderá gratuitamente, por meio do DISQUE 100 (Disque Denúncia Nacional), informar situações de trabalho precoce no município
Todos juntos nesse desafio.
O trabalho infantil deve ser combatido com a participação de toda a sociedade.
O que é melhor do que trabalhar?
Para garantir que nossas crianças e adolescentes tenham direito a crescer, aprender, brincar, desenvolver suas habilidades e ser felizes, é essencial que haja proteção contra o trabalho infantil.
PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
O PETI, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com os Estados, o Distrito Federal e os municípios, é um programa de âmbito nacional. Está presente em mais de 3.500 municípios de todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.
O PETI tem como principal objetivo proteger crianças e adolescentes, contribuindo para que o Brasil seja um país livre do trabalho infantil.