terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Projeto "Fazendo a Diferença" da APAE em Garibaldi.

Muita arte, música, diversão e empoderamento pessoal fazem parte do dia-a-dia dos projetos desenvolvidos na APAE, com apoio do COMDICA. 



O projeto Fazendo a Diferença acontece no turno oposto à escola especial e escola regular, com atividades de música, informática, artesanato e psicologia, para os usuários da entidade, crianças e adolescentes com deficiência intelectual e ou múltipla.


Através do projeto percebemos a evolução nas aprendizagens, garantindo mais autonomia e inclusão social.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

PROJETOS ESCOLA MUSICAL CENTER

Sempre atenta as artes musicais, desde 2017, a Escola Musical Center firma parceria com o COMDICA de Garibaldi para envolver crianças e adolescentes garibaldenses com música nas modalidades de canto coral, musicalização infantil, banda marcial, percussão, violão, contra-baixo e teclado. Essas modalidades são oferecidas através dos projetos: Música e Diversidade (Comunidade de Marcorama) projeto Bagagem Musical (Escola Estadual Dante Grossi) e o projeto Formando Cidadãos (Escola Estadual Santa Mônica). 

Guiada pela necessidade de manter o vínculo com a música e diante da impossibilidade de ministrar de forma presencial em virtude do COVID 19, inovações foram acontecendo...

Ideias surgiram e aliadas a tecnologia, fizeram nascer os projetos online com salas virtuais e interação entre alunos/professores.  Com este aditivo, a Escola Musical Center está mantendo, com resultados além das expectativas, as Oficinas de canto e coral, violão e percussão, inseridas no projeto Música e Diversidade na comunidade de Marcorama. Também segue  o projeto Bagagem Musical com a Oficina de Canto e Coral na escola Dante Grossi. Um destes, o Projeto  Formando Cidadãos da Escola Santa Mônica, ainda não retornou devido a impossibilidade de acesso à escola, na qual estão localizados os instrumentos  da BANDA MARCIAL, além de possuir pouca disponibilidade à tecnologia digital para as aulas de canto coral e musicalização.

Grupos diversificados de 5 alunos são atendidos em salas virtuais por períodos de 40 minutos. A participação independe do vínculo com as escolas referidas. A aceitação das aulas online como maneira de aprender música se mostra no retorno da totalidade dos alunos que já eram participantes dos projetos presenciais.

Latas, toneis de plásticos e garrafas pet divertiram e ocuparam o tempo e disposição dos envolvidos, instigando a criatividade e confirmando positivamente a adaptação a uma nova forma de aprender. A disponibilidade de materiais encontrados nas próprias casas permitiram a construção de instrumentos para serem utilizados na oficina de percussão.

Mais adaptações se fizeram necessárias. Para que um real aprendizado aconteça, a matéria é  passada com  agilidade,  destreza e diversidade de  métodos. O conteúdo online é apresentado com vídeos feitos pelos professores, ensinando músicas, partituras e percussões rítmicas. A cada aula é proposto um tema/tarefa  para apresentar na aula seguinte. Mais uma forma de ocupação e distração atrativa e prazerosa dentro da situação que estamos vivenciando.

Segundo o professor de percussão da Escola Musical Center Maicol Villa as expectativas estão sendo superadas. “Percebe-se a alegria e a disposição com que as crianças receberam o retorno das atividades musicais. Encontram nas aulas um momento de diversão, que além da aprendizagem lhes permite o reencontro com os colegas dos quais sentem saudades.

A satisfação demonstrada no retorno aponta direções para o uso das ideias, técnicas e métodos semelhantes para o próximo ano, independentemente do local da aprendizagem, seja ele online ou presencial.