Aos vinte e cinco dias do mês de agosto de dois ml e vinte e um reuniram-se no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS os Conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para tratar o que segue: a presidente Raquel Agostini iniciou a reunião falando SOBRE O CONVITE DA Secretaria de Educação para a Semana da Pátria. A seguir falou sobre o jornal informativo recebido da APAE sobre o aniversário da entidade (50 anos). o próximo assunto foi sobre a Associação Combat que foi notificado pelo ofício número 032/2021 – da Secretaria de Assistência Social e a resposta se encontra anexada na prestação de contas número 05 (cinco). Já realizou a devolução de setecentos e cinquenta reais (R$ 750,00) referente a uma turma e já está sendo repassado o valor referente a três oficinas e não quatro como consta no Plano de Trabalho. A associação não estava cumprindo as metas além de possuir um integrante maior de idade na lista de presenças. Foi aberto debate sobre a baixa procura nos projetos, bem como na escola. O quanto vai haver de reflexo negativo no futuro com relação à aprendizagem e mercado de trabalho. Em seguida, Sidnei Olivotto, vice-presidente, falou sobre a Escola Santa Mônica no Bairro Fenachamp da necessidade da contratação de psicóloga para atendimento e reforma elétrica necessária. O Rotary está realizando uma feijoada Delivery que será realizada no dia doze de setembro para contribuir com as necessidades da Escola. A seguir Raquel falou sobre o edital de chamamento público para o ano de 2022 (dois mil e vinte e dois). Para iniciar a elaboração das ferramentas necessárias para a elaboração do mesmo é preciso a formação de comissão para esse planejamento que ficou assim constituído: Sandro Cisilotto Garda, Isabel Verzeletti, Sidnei Olivotto e Raquel Agostini. Será marcada reunião para que a comissão defina os parâmetros de pontuação e valores de projetos que poderão ser contemplados para análise em plenária do Conselho e possível aprovação. Foi passado aos conselheiros o valor de R$ 94.927,74 (noventa e quatro mil, novecentos e vinte e sete reais, setenta e quatro centavos) que entrou no Fundo da Criança e do Adolescente neste mês de agosto. Nada mais havendo a constar lavro a presente ata que será assinada por mim e pelos demais presentes.
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Garibaldi - RS CNPJ: 14.875.201/0001-47 Av. Júlio de Castilhos, 101 - Centro / Fone: (54) 3462 8171 E-mail: comdicagaribaldi@yahoo.com.br
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
sexta-feira, 13 de agosto de 2021
Projeto Fraterno Auxílio Cristão
O Fraterno Auxílio Cristão – FAC foi fundado em 23 de julho de 1943. É uma entidade civil de Assistência Social, vinculada à Paróquia São Pedro de Garibaldi, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica distinta de seus membros. Tem por objetivo promover atividades de Assistência Social, especialmente das crianças e adolescentes de famílias com vulnerabilidade social do Município de Garibaldi, e que trabalham formalmente o tempo integral. No FAC, as crianças e adolescentes desenvolve atividades lúdicas, esportivas, de formação para a cidadania, inseridos na dinâmica da vida comunitária.
O FAC atende 150 crianças e
adolescentes de 5 a 14 anos de idade, em duas casas, uma localizada no Bairro
Glória com 75 crianças e adolescentes, e outra no Bairro São Francisco também
com 75 crianças e adolescentes no turno inverso da escola, proporcionando um
atendimento de base e evitando que as mesmas permaneçam em vulnerabilidade ou
risco social.
Na
entidade, as crianças e adolescentes recebem café da manhã, almoço e lanche.
Também são realizadas atividades que atendem as diversas áreas do conhecimento
como: reforço escolar, hora do conto, artes, recreação, entre outras. O
objetivo é a socialização, inclusão social e espírito de participação.
Com apoio do COMDICA desde o ano de 2009, o FAC foi contemplado neste ano de 2021 com o projeto “Crianças e Adolescentes na Fantasia a Imaginação Reconstrói a Esperança”. São 06 oficinas: dança, circo/teatro, violão, teclado, informática e psicologia.
OFICINA DE DANÇA:
Nas aulas de dança as crianças e adolescentes desenvolvem, principalmente, o espírito de cooperação, a atenção, o desenvolvimento motor, coordenação, ritmo e o equilíbrio.
Na oficina de teatro, as crianças expressam seus sentimentos, emoções, desenvolvem a imaginação, a observação. Aprendem a se relacionar socialmente. As técnicas circenses integram as crianças de forma criativa, produtiva e participativa.
OFICINA DE INFORMATICA:
As crianças e adolescentes aprendem a informática básica, sendo trabalhadas a digitação e pesquisa. O objetivo é buscar a familiaridade com o universo digital.
Oportuniza o aprendizado de músicas, o ensino de notas e ritmos. A oficina trabalha a socialização e a atenção, além de ajudar a enriquecer o repertório.
OFICINA DE TECLADO:
Nas aulas de teclado as crianças e adolescentes aprendem a leitura de partituras e músicas. Desenvolvem o ritmo e a coordenação motora.
OFICINA DE PSICOLOGIA:
As atividades acontecem em grupo e contemplam temas como autoestima, família, vínculos, cidadania. São abordados temas e técnicas como: dinâmicas, brincadeiras dirigidas, atividades com brinquedos, música, histórias, vídeos, danças e arte terapia entre outras.
A atividade tem como foco oportunizar um espaço de escuta que seja dinâmico e amplie o conhecimento que cada um tem de si mesmo e do mundo que os rodeia.
No Final do ano o FAC apresenta para a comunidade o resultado das atividades com uma apresentação com as 150 crianças e adolescentes com o intuito de mostrar o trabalho desenvolvido junto a entidade e de proporcionar ao público um momento de lazer através da arte.