domingo, 20 de setembro de 2009

01 - MODELO DE PROJETO - COMDICA

Apresentação

     O presente documento tem a finalidade de orientar as equipes técnicas das entidades para o desenvolvimento de Projetos Sociais financiados pelo “Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente”.

     As orientações aqui contidas disponibilizam diretrizes e informações para a elaboração, implantação, registro, monitoramento e avaliação do Projeto Social, apoiando a implementação das ações desde a concepção do projeto até a conclusão.

O ato de gerenciar um Projeto Social


    Conduzir um projeto é árdua tarefa e implica em conhecimentos sobre diversas áreas da administração, gestão de pessoas, de leitura social e acima de tudo exige muita disciplina e técnica.

     Se conseguir o recurso é difícil, aplica-lo de modo adequado, cumprindo o objeto do projeto e atingindo as metas com eficácia é obrigação.

    Assim que assume a tarefa deverá estar preparado para muito trabalho e prováveis problemas, já que muito do que deve acontecerá relacionado ao trabalho de outras pessoas, que podem comprometer a qualidade dos resultados almejados.

    Um bom gerenciador de Projetos terá a incumbência de estar sempre alerta a qualquer sinal que indique que algo não está indo conforme o planejado.


-------- MODELO DE PROJETO - COMDICA --------

Roteiro para elaboração de Projeto Social.




1. DADOS CADASTRAIS:
Nome da Entidade: ............................................
CNPJ:............................................
Endereço:............................................
Cidade:............................................
UF: ............................................
Cep:............................................
Telefone:............................................
E-mail:............................................
Nome do responsável legal:............................................
RG:............................................
Cargo/ Função: ............................................
Endereço Residencial:............................................
Fone Residencial:............................................
Celular:............................................
Endereço Profissional:............................................
Fone Profissional:............................................
E-mail:............................................
Profissão:............................................

2. Descrição do Projeto

2.1 Titulo do projeto

2.2 Justificativa:
    O conhecimento da realidade aliado ao tipo de intervenção. Deve subsidiar a pertinência da proposta de intervenção.


2.3 Objetivos:
     O objetivo deve ser formulado em linguagem precisa e concisa. Deve expressar uma intenção a ser alcançada através de uma série de ações e atividades, que devem ser monitoradas e avaliadas.
     Para que isso aconteça é preciso que cada objetivo se explicite na forma de uma meta.
     Meta é a expressão quantitativa/qualitativa e temporal de cada um dos objetivos do projeto, que delimita o quanto, em que tempo as ações e atividades relacionadas a cada um serão implementadas.
     Podem ser separados em:

§ Objetivo Geral: expressa o que se pretende alcançar ao final do projeto e que será atingindo pela somatória das ações de todos os envolvidos;

§ Objetivos Específicos: são desdobramentos do objetivo geral e orientam diretamente as ações, expressando os resultados esperados.

     Cada objetivo especifico deve ser expressado por uma meta do projeto.

     Objetivo Geral(Iniciado por verbos no infinitivo) Objetivos Específicos(Iniciados por verbos no infinitivo) Metas(Enunciada através de substantivos)

    Incentivar...Estimular...Instigar...Proporcionar... Capacitar... Capacitação de x adolescente em...

    Fortalecer... Fortalecimento do espírito de equipe...


2.4 Metodologia
     A definição da metodologia engloba as concepções teóricas que nortearão o trabalho e a escolha das ações/atividades e instrumentos necessários para alcançar os resultados desejados.

     Os projetos devem adotar metodologias participativas, com a valorização de experiências e vivencias de grupo, como base para a reflexão e construção de novos referencias de convivência e a incorporação de novos conceitos.

2.5 Equipe Técnica:
     Estabelecido o que fazer deve-se definir quem executará o Projeto, definindo-se neste momento a composição da equipe técnica, considerando aspectos quantitativos e qualitativos em função do porte e tipo de intervenção, bem como dos recursos financeiros disponíveis.
     O responsável técnico pela elaboração e execução do Projeto deve ser preferencialmente um profissional com formação em Serviço Social, Sociologia, Psicologia ou Pedagogia.

2.6 Cronograma de Atividades:
     O cronograma é a programação das atividades no tempo e a seqüência em que deverão ocorrer. Através dele, o conjunto de ações que devem ser realizadas é organizado de forma lógica e racional para a concretização dos objetivos que se deseja alcançar. Permite identificar as ações ao longo do tempo, estimar a duração de cada uma, a ocorrência de ações simultâneas e a interdependência entre elas.

2.7 Recursos:
     O orçamento explica, em termos monetários, os recursos necessários para o desenvolvimento das atividades previstas no Projeto (recursos físicos, financeiros e humanos)


2.8 Estabelecer Instrumento de Sistematização e Registro
    Os instrumentos de sistematização e registro necessários para o processo de acompanhamento e avaliação das atividades devem ser definidos antes do inicio da execução do Projeto. Os instrumentos mais comuns são os relatórios, registros em diários de campo, fotos, lista de presença, filmagens, etc.
    Trimestralmente deve ser encaminhado ao COMDICA um Relatório de Acompanhamento Parcial (anexo I). E ao término da intervenção, deve ser apresentado o Relatório Final (anexo II).
    Os relatórios tema finalidade, também, de comprovação da realização de atividades para fins de liberação de recursos.

    Segue anexo modelo de relatório.


2 .9 Acompanhamento e Avaliação:
    A avaliação das atividades desenvolvidas deve ter caráter participativo e ser continua durante a execução do projeto, possibilitando os ajustes necessários e/ou redirecionamento das ações, quando couber.
    Deve apontar aspectos dificultadores e facilitadores, buscando o aprimoramento e otimização das ações, para o alcance dos objetivos estabelecidos.

    A intervenção deve ser avaliada tanto pela equipe técnica responsável pelo Projeto, quanto pelas crianças e adolescentes.

    As avaliações devem constar no Relatório de Acompanhamento e Final.

    Segue anexo modelo de relatório.

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