“Amar e pensar: eis a verdadeira vida das almas.”
Voltaire
“Existem dois legados duradouros que podemos deixar para nossos filhos. Um deles, raízes. O outro, asas.”
Hodding Carter
A guerra pela audiência, como toda guerra, é covarde e é suja. E na guerra pela audiência, como em toda guerra, as principais vítimas são as crianças.
Infância & a Televisão
A educação dos olhos. E a educação do olhar.
“É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.”
Rubem Alves
A fome de pão, e a fome de beleza. O que é que torna uma vida plena?
“Uma infância amorosa e ordenada é o chão pelo qual caminharemos até a velhice... e a nossa aventura existencial terá mais ou menos chances à medida que esse chão for confiável.”
Lya Luft
E qual a infância que hoje estamos construindo? Nos tempos recentes, mais do que em qualquer outro, temos descuidado gravemente da atenção devida à infância.
E a televisão ocupa um lugar central nos descaminhos dos rumos que a infância tem tomado. A televisão existe para vender os produtos que anuncia. A única função da televisão nos tempos presentes é a de formar consumidores. Incitar desejos consumistas e glorificar o consumo, a fim de incrementar as vendas dos anunciantes.
Na atual sociedade de consumo, a exposição excessiva a valores materiais está arruinando o bem-estar das crianças. Numa sociedade de mercado, tudo é tratado como mercadoria. Inclusive a infância.
Sentido da vida: Felicidade = Consumir
Até os quatro anos de idade, as crianças não conseguem diferenciar propagandas de programas.
Conforme atestam pesquisas realizadas, bastam apenas 30 segundos para uma marca influenciá-las.
Enquanto as crianças assistem a programas infantis veiculados pelas emissoras de TV, nas inserções de merchandising e nos intervalos comerciais a educação para o consumo vai se instalando de forma poderosa.
“Quanto mais cedo nutrirmos o desejo consumista nas crianças, maiores os nossos lucros”, avaliam os donos das emissoras.
A ideologia midiática repudia a solidariedade e exalta a ostentação, o desperdício e a individualidade.
A vaidade e o hedonismo semeados na mente na mais tenra idade – num mundo tão carente de cidadania, compaixão e dignidade.
Rede Globo, SBT, Band e Record – com suas ações de marketing voltadas ao público infantil – perderam totalmente a noção de ética e civilidade.
Que futuro estamos construindo?
“Beba mais cerveja... Troque de carro... Troque de celular... para ser feliz!” “Você é o que você ostenta!” “Quem não consome não existe!...”
Big Brother Brasil... As vídeo-cassetadas do Faustão... Zorra Total... A Turma do Didi... Domingo Legal... Topa tudo por Dinheiro... A Fazenda... O Melhor do Brasil...
Segundo dados do Ibope, as crianças brasileiras passam uma média de cinco horas diárias em frente à TV. Ainda segundo o Ibope, as crianças brasileiras ficam expostas a aproximadamente 40 mil propagandas em um ano. Segundo dados do Ibope, as crianças brasileiras ficam expostas a aproximadamente 40 mil propagandas em um ano.
Qual a influência de tal exposição massiva na formação da subjetividade de uma criança?
A primeira infância, marcada pela fragilidade de suas estruturas de personalidade, ainda em formação.
Como fazer para subverter a ordem estabelecida de consumismo desenfreado e resgatar a Educação e a Cultura, e todos os demais valores que nos fazem humanos?...e resgatar a Educação e a Cultura, e todos os demais valores que nos fazem humanos?...
Darcy Ribeiro, um dos maiores educadores do Brasil – apelidado de “O Poeta da Educação” – dizia: “Enquanto num turno a escola educa, no contra-turno a televisão deseduca. Como será possível avançar assim?...”
Darcy Ribeiro faleceu em 1997. Desde então, os abusos e os desvios promovidos pela televisão têm piorado. E muito. Apesar dos impérios televisivos – que manipulam, mandam e desmandam no país – é preciso confiar no poder transformador e regenerador da Educação e da Cultura.
Alguns conselhos de educadores e especialistas sobre o assunto:
• Em ambientes com a presença de crianças menores de quatro anos, mantenha os aparelhos de TV desligados.
• Lembre-se de que a atenção periférica nas crianças pequenas é bastante apurada, mais até do que nos adultos.
• Enquanto brincam inocentemente num canto da sala, vão assimilando e absorvendo tudo que acontece ao seu redor.
• Os olhos e os ouvidos das crianças pequenas são sensíveis demais para a futilidade das novelas, as coberturas sensacionalistas dos dramas e tragédias humanas dos telejornais, e a incessante torrente abusiva e invasiva de propagandas e comerciais.
• Recomenda-se que somente após completar quatro anos de idade a criança tenha contato com programas televisivos. E mesmo assim, não mais do que por 45 minutos diários, e sempre com a presença de um adulto, a orientá-la diante do caráter persuasivo dos comerciais.
• Se, devido à corrida rotina da vida moderna, você tenha querecorrer ao babá-eletrônico para distrair crianças pequenas,dê preferência a vídeos e dvds. Assim, ao menos, as mentes ternas não ficarão à mercê de uma torrente desumana e desleal de publicidade.
• Como nesta fase a criança sente prazer na repetição, sendo ela indispensável para sua aprendizagem, e com apopularização de dvds, procure sempre recorrer a tal recurso no lugar da TV.
• Desenhos são lúdicos e, vistos moderadamente, estimulam a fantasia e a criatividade.
Lembre-se de que os programas infantis veiculados pela Rede Globo, SBT, Band e Record têm unicamente por fim perversos interesses econômicos e comerciais. O que as emissoras de TV intentam com suas atrações infantis é formatar mentes precocemente consumistas.
Por sua vez, na quase totalidade dos países desenvolvidos existem severas restrições no campo da publicidade infantil – como a proibição de intervalos comerciais em meio a atrações infantis.
As nações desenvolvidas cuidam da infância porque são desenvolvidas, ou vieram a se tornar desenvolvidas porque em algum momento de sua trajetória histórica resolveram priorizar a educação e a infância?
No Brasil, algum dia ainda também haveremos de aprender que a infância é sagrada, e que existem valores anteriores ao lucro. No Brasil, algum dia também haveremos de criar leis e mecanismos visando restringir a publicidade infantil e proteger a infância.
Enquanto este dia não chega, cabe aos pais, diante da ganância desmedida das emissoras de TV, proteger os filhos dos incessantes apelos consumistas.
Lembre-se de que filho não é direito. É dom, é graça, é um presente da Vida. E se o destino confiou um pequenino ser aos teus cuidados, reveja a tua rotina e as tuas prioridades. Desacelere, reduzindo os compromissos sociais e profissionais, de modo a poder passar o maior tempo de qualidade possível com os filhos.
A primeira infância passará rapidamente – o tempo, a atenção e o carinho doados nestes anos iniciais irão reverberar por toda a jornada existencial que se segue.
Nestes tempos de severa manipulação midiática, um dos maiores desafios enfrentados é como resgatar a individualidade, a solidariedade e a criatividade.
O urgente deasfio de providenciar uma atenção e uma educação capazes de fazer com que as crianças e os adolescentes não sejam tragados pelo consumismo.
Faz-se necessário cuidar não somente da saúde física e intelectual, mas, principalmente, da saúde ética, emocional e espiritual das futuras gerações.
Quais os valores, visões de mundo, saberes e percepções que queremos nutrir nas crianças?
Resgatar o espaço perdido dos sonhos, utopias e ideais mobilizadores. A esperança de “um outro mundo” ainda possível.
O Amor e a Bondade.
Um outro mundo, capaz de valorizar a felicidade verdadeira, resultante do cultivo de bens infinitos. Um outro mundo, capaz de acolher a Justiça, a Ternura, a Compaixão e a Caridade. Um outro mundo, onde reina a verdadeira Liberdade.
Há muito por ser feito ainda. Quem semear, colherá.
A infância é sagrada, e deverá ser a prioridade primeira. Sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário