O Ministério da Justiça
lançou, no dia 19 de março, a campanha Não se Engane, para alertar os pais
sobre a influência que as obras audiovisuais podem ter na formação de crianças
e informá-los sobre a classificação indicativa como uma forma de selecionar os
programas aos quais os filhos assistem.
Como parte da campanha, dois
filmes de animação em toy art serão veiculados por emissoras de TV públicas,
privadas e em salas de cinema, além da circulação na internet. Os filmes tratam
sobre os temas drogas
e violência
e mostram como as crianças tendem a repetir o que veem na televisão.
De acordo com o Painel
Nacional de Televisores do Ibope 2007, as crianças brasileiras entre quatro e
11 anos de idade passam, em média quatro horas e 50 minutos por dia em frente à
TV. Estudos mostram que as crianças estão propensas a imitar o que assistem em
filmes, desenhos, novelas e não distinguem ficção e realidade. Daí a
importância de se oferecer ferramentas para que a família faça a escolha sobre
o que assistir ou não.
Os critérios da
classificação são estabelecidos a partir de pesquisas e de um amplo debate e
tem como base a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Entenda a Classificação
O projeto em parceria com a
Unesco vai permitir o desenvolvimento de estratégias inovadoras de educação
para mídia; estimular os processos de mobilização e disseminação de informações
que esclareçam à sociedade sobre a classificação indicativa; gerar informações
qualificadas para subsidiar as ações do Ministério da Justiça e empoderar as
redes de diferentes partes interessadas que possam aperfeiçoar as políticas em
curso, inclusive por meio do estímulo às práticas autorregulatórias.
Monica, achei muito interessante o texto. Deveria ser veiculado muitas vezes na TV aberta para servir de alerta aos pais. Estes deveriam utilizá-la como ferramenta para selecionarem o que os filhos assistem. As crianças não têm, ainda, a capacidade de distinguir ficção e realidade. E, quando expostos a cenas de violência, os pequenos tendem a reproduzir.
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