sexta-feira, 25 de junho de 2021

Projeto Associação Pequenos Notáveis


A Associação Pequenos Notáveis foi fundada em 2017 com o objetivo promover o bem estar, a proteção, a assistência e a inclusão social das pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social através das artes marciais, além de desenvolver projetos esportivos voltados a crianças e adolescentes da comunidade.

 

Em 2018 iniciamos com as oficinas de jiu jitsu atendendo cerca de 80 crianças e adolescentes da escola Madre Felicidade a qual firmamos uma parceria oferecendo aulas gratuitas de jiu jitsu aos alunos da escola.  No ano de 2021 com apoio do COMDICA implementamos também as oficinas de Muay Thai e Defesa pessoal, são ofertadas 50 vagas na modalidade de jiu jitsu, 30 no Muay Thai e 30 na oficina de Defesa pessoal, essa com duração de 3 meses cada turma. 





MUAY THAI- As aulas são realizadas nos sábados das 10:30h as 11:30h, com a meta de atendimento de até 30 crianças e adolescentes. Durante o ano são trabalhados os valores como DISCIPLINA, RESPEITO, COOPERAÇÃO E RESPONSABILIDADE, os quais cada criança é avaliada mensalmente, esta avaliação, também é sobre suas ações fora da academia, no convívio entre familiares, sociedade e escola.


JIU-JITSU - As aulas são realizadas sexta das 17:30h às 18:30h e nos sábados das 9:30h às 10:30h  com a meta de atendimento de até 50 crianças e adolescentes. Os participantes do projeto no jiu jitsu são graduados mensalmente realizando a troca de faixas após completar nove meses de treino nas duas primeiras faixas e posteriormente a cada um ano nas demais, aonde é avaliado a evolução de cada um.



DEFESA PESSOAL – As aulas ocorrem nas segundas e quartas às 16h, com a meta de atendimento de até 30 adolescentes. O projeto vem cumprindo seu papel no sentido de empoderar mulheres. Queremos com as aulas de defesa pessoal que as meninas possam se defender de situações de risco do cotidiano. Não incitando a violência, e sim trabalhar o fortalecimento pessoal da mulher oportunizando à elas gratuitamente aulas de defesa pessoal, colaborando assim para a diminuição da violência contra mulheres.



ATA Nº 003/2021 COMDICA

Aos cinco dias do mês de maio do corrente ano reuniram-se no auditório do prédio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social os membros conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para tratar da seguinte pauta: apresentação da nova secretária executiva que atenderá ao conselho, além de novos conselheiros; Secretaria representada pela Conselheira Adriana divulgou que o município se cadastrou no projeto “Prefeito Amigo da Criança”, necessitando constar o registro para o COMDICA como fiscalizador de que o município se cadastrou em tal projeto, que será abastecido com informações pela Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social e será realizado ao longo dos próximos três anos. Em tempo, os conselheiros reunidos são do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Campanha “Faça Bonito”, do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes, no qual o Conselho Tutelar, juntamente com o CREAS, para mobilizar o município para a temática, com proposta a ser realizada juntamente com as escolas, além de ações de panfletagem e “live” on line com representantes de entidades especializadas. Foi sugerido a confecção de flores que servisse para decorar e dar visibilidade na própria escola. O conselheiro Sandro reforçou a importância da mobilização através da imprensa para divulgar a pauta. A presidente Raquel também rememorou que em anos anteriores foram instaladas faixas lembrando da data e com orientação para denúncias e que poderia ser novamente utilizado. Projeto de lei referente a campanha “Não dê esmola”, também apresentado pela conselheira Adriana. Projeto de proposição do legislativo, direcionado especialmente para evitar o trabalho infantil e a evasão escolar. Foi mencionado pelo conselheiro Sandro a necessidade do município implementar políticas públicas que possam suprir as necessidades dessas pessoas. O projeto foi trazido para o COMDICA para conhecimento. Foi solicitado que a informação desse projeto e das pautas do “Faça Bonito” e “Prefeito amigo da criança” sejam enviados aos conselheiros. Escolha do segundo secretário, ficou escolhido Sandro C Garda, representante da OAB. Sem mais, a ata foi assinada pelos presentes.

ATA Nº 002/2021 COMDICA

 Aos vinte quatro dia do mês de fevereiro, reuniram-se os conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no auditório do CRAS para tratar o que segue: a presidente Raquel Agostini deu as boas vindas a todos e iniciou falando  sobre o convite feito ao Sr. Prefeito visando o comparecimento para a próxima reunião ordinária no Conselho. A seguir o Sidnei comentou que esteve reunido com prefeito e vice para tentar nomes para ter arrecadação de recursos para o fundo. Foi exposto pela Raquel a importância de ter uma secretária executiva no conselho, pela necessidade de termos uma pessoa capacitada para isso (parte burocrática). A presidente Raquel reitera a importância de termos uma pessoa responsável pelo pleno funcionamento do Conselho. Por unanimidade, os conselheiros afirmaram ser absolutamente indispensável a existência da secretária executiva do conselho, sob pena de inviabilizar o funcionamento do Conselho. Deliberaram também os conselheiros, pelo envio de ofício ao Sr. Prefeito Municipal, em caráter de máxima urgência, para tratar da questão da secretaria municipal do Conselho. Nada mais havendo encerro a presente ata que será assinada por mim e pelos demais presentes.