Consumismo Infantil: na
contramão da sustentabilidade.
Um
evento em Brasília marcou o lançamento do caderno “Consumismo
infantil: na contramão da sustentabilidade”, uma parceria do
Instituto Alana com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O
objetivo da publicação é ajudar os pais e educadores a trabalharem
com as crianças a diferença entre o “querer” e o
“precisar”, além de abordar temas como
sustentabilidade, descarte e consumo.
Medidas
como o consumo de lanches feitos em casa, mais saudáveis e que geram
menos lixo e descarte de embalagens, são incentivadas. O
material também traz alguns dados preocupantes sobre a
influência da publicidade no consumismo infantil. Dados do
Ibope mostram que, hoje, as crianças passam mais de cinco horas
por dia na frente da televisão. E que 64% de todos os anúncios
veiculados nas emissoras de TV, monitoradas às vésperas do Dia
das Crianças de 2011, foram direcionados ao público infantil
(Alana/UFES).
Que
tal aproveitar as dicas da cartilha e começar a ensinar a seus
filhos alternativas ao consumo sem reflexão?
http://biblioteca.alana.org.br/banco_arquivos/Arquivos/downloads/ebooks/caderno.pdf
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